Vamos relembrar alguns testes de equilíbrio, mas antes você sabe dizer o que é equilíbrio e qual a parte do encéfalo responsável por ele?
Equilíbrio nada mais é que a capacidade do corpo de se manter estável, em uma mesma posição, sem muitas oscilações ou desvios.
Para que você tenha um bom equilíbrio é necessário que alguns órgãos trabalhe em conjunto, formando assim um sistema responsável por manter o equilíbrio estático e dinâmico do ser humano.
Um bom equilíbrio então depende de alguns fatores e vamos cita-los aqui, porém a explicação do funcionamento de cada um ficará para um post futuro.
📌 Informação sensorial correta dos olhos (Sistema Visual), músculos, tendões, e articulações (propriocepção), e dos órgãos do equilíbrio da orelha interna (Sistema Vestibular).
📌 Cerebelo, recebe as informações dos demais órgãos, e promove a contração adequada dos músculos axiais e proximais dos membros, de modo a manter o equilíbrio e a postura normal, mesmo em condições onde o corpo está em movimento.
📌 Movimento dos olhos para manter os objetos em foco e manter seu equilíbrio (Resposta Motora) .
Para testar o equilíbrio existe alguns testes que ajudam o Fisioterapeuta a avaliar possíveis disfunções desses sistemas, aqui citamos apenas alguns exemplos:
– Postura Sentado
– Posição sentado para em pé
– Apoio Unipodálico
– Teste de Romberg
– Teste de alcance funcional
– Teste de Tandem
A Fisioterapia vestibular (FV) se iniciou na década de 1940, sendo definida como uma abordagem específica da fisioterapia indicada para reduzir os sintomas e promover a adaptação e substituição das disfunções vestibulares relacionadas a diversos distúrbios do equilíbrio.
Fontes: Machado – Neuroanatomiafuncional – 2ª Edição, IBRAFIVE.